Etiquetas

, , ,


Benfica

Luís Bernado falou em “cibercrime” e garante total abertura do clube para uma “investigação profunda”.

Luís Bernardo esclareceu, esta sexta-feira, a posição do Benfica relativamente ao caso dos emails. O diretor de comunicação dos encarnados esteve na BTV ao final da tarde, clarificando a posição do clube face às acusações dos rivais.

“Basta ver a preparação desta época. Todas as entradas e saídas do Benfica foram planeadas atempadamente ao contrário dos nossos adversários. Raramente, não costumamos sobre falar deles mas hoje somos obrigados a fazê-lo que vivem numa crise de estabilidade muito grande. Nomeadamente o FC Porto, todos sabem está num momento financeiro difícil, é hoje um clube intervencionado, perdeu a sua autonomia e está numa situação financeira de descalabro e aí se junta a particularidade de termos assistido de que a culpa do seu insucesso tinha sido do anterior treinador”

“O Sporting, após quarto anos sem atingir os seus objetivo, surge mais uma tentativa de destabilização do Benfica. Há dois anos foi a contratação de Jesus, o ano passado foram os vouchers e agora os emails.”

“Há aqui uma tentativa desesperada de desviar as atenções e há outra tentativa de condicionar todo o início de época. Cria um clima de grande instabilidade no futebol português”

“Torna-se urgente que a investigação a este caso seja feita de forma célebre. A nível de ordem desportiva e a nível civil. O Benfica manifesta total abertura mantém as portas abertas para facilitar o acesso a toda a informação. Tem o objetivo que seja uma investigação a fundo. O que nós queremos é que a verdade venha ao de cima.

Emails verdadeiros?: “Vamos por partes. Primeiro, isto surgiu há duas três semanas e o Benfica de imediato requereu a abertura de um processo crime contra desconhecidos por violação de correspondência privada. Esse é o primeiro aspecto que queremos tornar claro. Neste momento os dados que o Benfica tem são extremamente graves, há um trabalho muito aprofundado. Mas são dados que vão ser analisado em termos da própria investigação do Ministério Público”

“Se os emails existem ou não, isso compete ao Ministério Público. Se são verdadeiros ou não, se estão descontextualizados”

“Todos os visados vão interpor as acções. Houve um cibercrime”

Medidas a tomar: “Em relação a este caso, nos próximos dias entrará um processo crime contra o Pinto da Costa e contra a administração da SAD. Se o FC Porto informa que teve acesso confidencial do Benfica, também tem acesso a informação comercial. Com as empresas de multimédia. Isso é um crime grave do ponto de vista económico.”

“O Benfica tem sido recebido inúmeras denúncias de pressões desportivas por parte de elementos do FC Porto. O Benfica vai requerer a reabertura do processo do Apito Dourado. Porque muitas dessas pessoas ligadas ao caso estão agora no FC Porto. Relembramos a ameaça que Pinto da Costa a Rui Costa no final do jogo do Porto com o Arouca. A ameaça feita por Luís Gonçalves a Tiago Antunes. Estamos a falar de um conjunto de casos. Tudo isto têm que ser investigado.”

Bruno de Carvalho:“O Benfica está completamente à vontade para uma investigação e desafia o FC Porto e o Sporting a fazerem o mesmo. Foi há poucos dias público uma declaração do presidente do Sporting, de se ter gabado. Houve uma tipologia de crime de tráfico de influências”.

“Existe um ambiente de enorme crispação que vai dificultar muito o início das competições. São levantadas suspeitas graves sobre um conjunto de pessoas. O Benfica também tem imensa informação. Para lhe dar um exemplo. O Benfica, há cerca de três/quartos meses, dava acesso ao contrato do atual responsável da comunicação do FC Porto que demonstrava que ele enquanto era jornalista da Lusa já tinha um contrato com o FC Porto. Não sei se é verdade, se é mentira. Eu tenho o contrato e será fornecido à investigação. Eu não sei se é verdadeiro ou falso. A data da altura em que ainda era editor de desporto da Lusa já tinha uma avença com o FC Porto. Já nessa altura o Benfica tinha feito uma queixa à ERC pela prática jornalística do diretor de comunicação do FC Porto tendenciosa. Isto é para se verificar. Isto é a demonstração da gravidade. Isto vai ser junto ao processo do Ministério Público. É um alerta. O Benfica tem muita informação ao mais diferente tipo. Porque o Benfica considera que o futebol português tem de ser prestigiado”

Pirataria?: “O que eu lhe posso dizer que o FC Porto informa que teve acesso a informação confidencial do Benfica. Houve uma violação do sistema informático do Benfica.”

“Agora é a altura para a justiça falar. Onde o Benfica tem dominado é dentro de campo. Tudo isto serve para desviar as atenções do insucesso desportivo.”

Confiança em Paulo Gonçalves: “Isso é uma não questão.”

Aliança FC Porto-Sporting: “Há uma aliança clara. O Benfica fala pouco dos outros. Hoje foi uma exeção devido à gravidade das acusações.”

[Notícia atualizada às 18h52]
Fonte: Noticias ao Minuto