Etiquetas

, , ,


Só dois países não deram qualquer ponto a Portugal.

Só dois países não deram qualquer ponto a Portugal.

Salvador Sobral, o novo herói nacional que o não quer ser, alcançou a primeira vitória de Portugal no Festival Eurovisão, no passado sábado. ‘Amar pelos Dois’ conquistou até países geograficamente distantes de Portugal e que não têm por hábito pontuar canções lusas.

Vejamos. Portugal obteve 758 pontos, entre a votação dos jurados dos vários países e as pontuações do televoto. No que aos jurados diz respeito, foram 18 os países a dar a pontuação máxima, os 12 pontos, a Portugal.

Apenas o júri de dois países não atribuiu pontuação à canção portuguesa: a Bulgária, segunda classificada, e Montenegro. Ainda assim, no televoto, pontuaram Portugal com 7 e 8 pontos, respetivamente.

Em sete países, Salvador Sobral conseguiu o pleno, reunindo consenso absoluto tanto dos jurados como da população. Dos países que atribuíram 12 pontos a Portugal, França, Islândia, Israel, Lituânia, Holanda, Espanha e Suíça concederam também a pontuação máxima a ‘Amar pelos Dois’ no televoto.

A Arménia, a República Checa, a Geórgia, a Hungria, a Letónia, a Polónia, São Marino, a Sérvia, a Eslovénia, a Suécia e o Reino Unido foram os restantes países em que o júri se rendeu completamente à música composta por Luísa Sobral.

No televoto, Noruega, Alemanha, Finlândia, Bélgica e Áustria também nos deram a pontuação máxima.

Fonte: Noticias ao Minuto