Etiquetas

, , ,


Resumo da Liga do tetracampeão em 36 frases de figuras do Benfica

Resumo da Liga do tetracampeão em 36 frases de figuras do Benfica

«Sem dramas.» Foi este o discurso seguido por Rui Vitória durante uma época marcada por um fluxo anormal de jogadores para o departamento médico do Benfica.

Ao longo da caminhada rumo ao tetra, foram várias as frases que fizeram, com maior ou menor regularidade, parte do léxico do treinador das águias em entrevistas rápidas ou em conferências de imprensa. Vitória foi sempre fiel ao seu estilo, avesso a balanços, sem grandes oscilações no discurso ou «tiradas» para garrafais, mas ainda deu alguns murros na mesa.

Mas houve mais durante um percurso de nove meses que culminou com a conquista de um inédito tetracampeonato na história do clube da Luz. Recorde 36 frases marcantes de treinador, presidente e jogadores do Benfica.

«Aqui não há dramas, só soluções.» Rui Vitória após uma operação ao tornozelo direito de Jonas antes da 1.ª jornada do campeonato. Ao longo do ano foram muitos os jogadores a contas com problemas físicos.

«Ainda não sinto a equipa em ponto de rebuçado.» Rui Vitória antes da deslocação a casa do Belenenses (22 de outubro de 2016), a contar para a 8.ª jornada. Benfica era líder com seis vitórias e um empate.

«Se alguns jogadores já jogam desta forma com esta idade…» Rui Vitória após o triunfo sobre o Paços de Ferreira na Luz a 28 de outubro de 2016.

«O que gostava era de marcar aos 94 e vencer.» Rui Vitória a 5 de novembro de 2016 antes do jogo com o FC Porto no Dragão. Benfica marcou aos 94 mas… empatou.

«Pizzi está no seu ponto ótimo de maturação.» Rui Vitória depois do bis do médio ao Moreirense, a 27 de novembro de 2016.

«Sabíamos que ganhar este jogo era fundamental para as nossas aspirações ao título.» Raúl Jiménez após a vitória sobre o Sporting no Estádio da Luz para o campeonato, a 11 de dezembro de 2016.

«Estamos a tornar o futebol num reality show.» Rui Vitória na antevisão ao jogo com o Sporting, em dezembro de 2016, depois de lhe terem perguntado qual o lugar que Jorge Jesus ocupava na sua lista de prioridades.

«Pressão é estarmos nesta época e haver quem não tenha dinheiro.» Rui Vitória a 16 de dezembro antes do jogo com o Estoril, confrontado com a aproximação do FC Porto na classificação.

«Jonas já mostrou um cheirinho.» Rui Vitória sobre o regresso do avançado brasileiro à competição após ausência prolongada (17 de dezembro de 2016).

«Quem faz balanços pode cair.» Rui Vitória (20 de dezembro de 2016) antes da receção ao Rio Ave. Treinador do Benfica não quis fazer um balanço das 14 jornadas anteriores do campeonato.

«O futebol às vezes tem destas coisas.» Rui Vitória após o jogo com o Boavista no Estádio da Luz (14 de janeiro), no qual o Benfica esteve a perder por 3-0 aos 25 minutos.

«Coates? Não estou nem sequer virado para aí.» Rui Vitória acerca de um possível interesse no central do Sporting, que na altura ainda estava emprestado aos leões pelo Sunderland.

«Não quero ser o bom aluno da turma. Já com as minhas filhas sou assim: sou muito tolerante, mas não brinquem com o meu trabalho.» Rui Vitória antes da partida com o Sp. Braga na segunda volta do campeonato. Treinador do Benfica regressou de uma suspensão de 15 dias que o afastou três jogos do banco.

«Cansaço? São meras questões jornalísticas.» Pizzi a seguir à vitória do Benfica em Braga, em fevereiro. Médio foi titular em todos os jogos para o campeonato.

«Liderança era só uma questão de esperar um ou dois dias.» Rui Vitória após o triunfo sobre o Sp. Braga no Minho, a 19 de fevereiro. Encarnados entraram em campo atrás do FC Porto na classificação.

«Agora temos mais tempo. Não sei se é melhor ou pior.» Rui Vitória na ressaca da eliminação da Liga dos Campeões aos pés do Borussia Dortmund.

«Não tenho nenhum problema com Jesus. Pensava que era benfiquista, mas acabou por ir para casa dele. Ninguém lhe pode apontar o dedo, foi uma opção dele.» Luís Filipe Vieira em entrevista à CMTV. Recorde-se que os encarnados ainda travam nos tribunais batalha jurídica com o ex-treinador.

«Este campeonato vai ser decidido golo a golo.» Rui Vitória no lançamento do clássico com o FC Porto no Estádio da Luz. Curiosamente, esse cenário começou a ganhar força após o jogo, que terminou com uma igualdade a um golo tal como na primeira volta.

«A manter esta qualidade dificilmente perdemos um jogo.» Rui Vitória a seguir ao clássico com o FC Porto no Estádio da Luz (1-1), a 1 de abril. Benfica não voltou a perder desde então.

«Sinto que cada vez mais o meu cunho pessoal começa a ficar vincado.» Rui Vitória em declarações à BTV após a oficialização da renovação de contrato até 2020.

«Este ano até abdiquei da vida social para estar disponível.» Luisão em entrevista à BTV após a renovação do vínculo contratual com o clube da Luz por mais uma temporada.

«Em vinte e tal vitórias vão ser todas 3-0 ou 4-0?». Rui Vitória na antecâmara do jogo com o Marítimo (abril), poucos dias depois de mais um magro triunfo do Benfica, agora fora contra o Moreirense por 1-0.

«Não sou nada dado a show offsRui Vitória sobre a eventualidade de não ser cumprimentado por Jorge Jesus antes do dérbi com o Sporting em Alvalade, a 22 de abril.

«Lindelöf? Ninguém bate só porque tem fé.» Rui Vitória a propósito do golo apontado pelo central sueco na marcação de um livre no empate com o Sporting.

«Peço que não embandeirem em arco, porque já tivemos um desgosto com grande dissabor.» Luís Filipe Vieira após o empate em Alvalade, lembrando o título que fugiu aos encarnados em 2013.

«Já tinha marcado livres, mas não a este nível.» Victor Lindelöf poucos dias após o golo marcado ao Sporting na cobrança de um livre direto, a 22 de abril em Alvalade.

«Nunca falámos em pôr pressão por jogar antes. Dos outros já ouvi.» Rui Vitória na antecâmara da 30.ª jornada da Liga, na qual o Benfica ia jogar horas antes do FC Porto.

«Jonas? Tirem o Messi ao Barcelona, a ver se não faz falta.» Rui Vitória após o jogo com o Estoril no Estádio da Luz, que os encarnados venceram por 2-1 com bis do avançado brasileiro, que voltou aos relvados depois de ter falhado a deslocação a Alvalade.

«Saio daqui e vou jantar com a família.» Rui Vitória a seguir ao jogo com o Estoril (2-1). FC Porto jogava a seguir em Chaves, mas o treinador do Benfica disse não estar preocupado com o encontro do rival na luta pelo título.

«Nesta altura o importante é ganhar, seja como for.» Franco Cervi após a vitória sobre o Estoril na Luz (2-1). Encarnados sofreram muito para vencer a equipa da linha.

«Se o tetra fosse fácil já tinha acontecido na história do Benfica.» Rui Vitória a seguir ao trunfo sobre o Estoril na Luz. Encarnados falharam cinco oportunidades no passado para chegar ao tetracampeonato.

«Marítimo-FC Porto? Sou capaz de passar por lá.» Rui Vitória na véspera do jogo com o Rio Ave da 31.ª jornada da Liga. Treinador do Benfica mostrou pouco interesse no jogo dos rivais, que jogariam na véspera dos encarnados.

«Marcámos, ganhámos e vamos embora.» Rui Vitória a seguir ao jogo com o Rio Ave (1-0 a 7 de maio).

«Viver a história para ficarmos na história.» Rui Vitória na antevisão ao jogo com o V. Guimarães, a 13 de março.

«Assinar pelo Benfica foi a melhor decisão que tomei na vida.» Ex-sportinguista Carrillo depois de se sagrar campeão com os encarnados.

«Se já penso no penta? Parece quando estamos no hospital, com uma criança nas mãos e já pedem outra.» Rui Vitória após a conquista do tetracampeonato na Luz, frente ao V. Guimarães.

Fonte: maisfutebol