Etiquetas

, , , ,


O líder máximo da Igreja Católica chegou a Portugal para a histórica canonização dos dois pastorinhos, Francisco e Jacinta.

O líder máximo da Igreja Católica chegou a Portugal para a histórica canonização dos dois pastorinhos, Francisco e Jacinta.

Em Fátima são já as milhares de pessoas que aguardam a chegada do Papa Francisco. No total, é esperado, pelo menos, um milhão de pessoas para ver o líder máximo da Igreja Católica.

O Sumo Pontífice vai aterrar na base militar de Monte Real, em Leiria, depois de muita especulação ao longo da manhã devido às condições meteorológicas.

A GNR irá acompanhar todos os passos de Jorge Mario Bergoglio e do próprio evento, garantindo medidas de segurança reforçadas.

Acompanhe aqui todos os desenvolvimentos desta visita papal que vai ficar na história de Portugal devido à canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta no ano em que se celebra o 100º aniversário das Aparições de Fátima.

16h51: Papa Francisco, com a ajuda dos militares da GNR, quebrou o protocolo e parou por diversas vezes para cumprimentar crianças. Brincou com as bonecas de uma menina. Levantou-se inclusive para cumprimentar uma idosa numa cadeira de rodas e continuou a cumprimentar fiéis.

16h49: Papa Francisco segue em carro elétrico para fazer uma visita à capela da base aérea, onde vai cumprimentar os militares com filhos doentes.

16h47: Papa Francisco ofereceu ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um mosaico sobre o “centenário das aparições”.

View image on TwitterView image on Twitter

16h25: O primeiro-ministro, António Costa, e Eduardo Ferro Rodrigues seguem Marcelo e Papa Francisco.

Notícias ao Minuto

16h20: O Papa Francisco saiu do avião, desceu as escadas, atravessou a passadeira vermelha e foi de imediato cumprimentado por Marcelo Rebelo de Sousa. Os dois trocaram sorrisos e algumas cordialidades.

View image on TwitterView image on Twitter

16h19: Milhares de peregrinos no Santuário aplaudem chegada de Papa à base aérea de Monte Real.

Notícias ao Minuto

16h18: Durante o voo, o Papa Francisco abençoou todos os jornalistas a bordo, “como sempre”, incluindo uma grávida.

16h15: TAP Portugal vai batizar um dos seus aviões com o nome ‘Fátima’.

16h10: Papa Francisco já aterrou em solo nacional.

16h03: Centenas de pessoas estão concentradas junto à Casa de Nossa Senhora do Carmo, na rua Santa Isabel, no Santuário de Fátima, onde o papa Francisco vai pernoitar. Milhares de pessoas aguardam a chegada do Sumo Pontífice.

15h55: Foi hoje divulgado que estão cerca de 1.600 profissionais da comunicação social em Fátima, entre os quais 775 jornalistas foram acreditados, nos dias 12 e 13.

15h47: O avião da Alitalia, com o papa Francisco a bordo, entrou hoje, às 15h43, em espaço aéreo português, disse à agência Lusa fonte da NAV – Navegação Aérea. Está a ser escoltado por dois F-16 da Força Aérea Portuguesa.

15h30: Papa no avião da Alitalia, a caminho de Portugal.

 

14h20: APG (Associação Profissional da Guarda) alerta para a falta de condições dos militares que vão estar em Fátima. Higiene e alimentação em causa. Ministra admite “constrangimentos” no alojamentos dos militares

13h51: A operação de segurança decorre “dentro da normalidade”. Não há, até ao momento, registo de “ocorrências de relevo”, de assaltos ou detenções, informou o porta-voz da GNR.

13h45: Já estão a terminar de ser colocadas as barreiras de cimento em vários pontos de acesso ao Santuário. O objetivo é o de evitar ataques com viaturas como têm sido levados a cabo pelos extremistas do Daesh.

13h36: As condições meteorológicas vão melhorar em Fátima a partir das 15h00. O mau tempo levou as autoridades a elaborarem um plano B que incluía a aterragem do avião da Alitalia em Lisboa

13h28: Ministra da Administração Interna garante que a operação de segurança decorre com normalidade

13h12: Levantou voo o Airbus 320 da Alitalia que vai trazer o Papa Francisco (14h12 em Itália). O aparelho, no qual viajam também jornalistas, saiu do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, com 12 minutos de atraso

13h09: Prestes a levantar voo, o Papa Francisco enviou um telegrama ao presidente italiano: “Ao deixar o solo italiano para me dirigir a Portugal por ocasião do centenário das Aparições da Virgem Maria em Fátima, dirijo ao senhor Presidente a minha respeitosa saudação no momento em que estou prestes a encontrar-me com peregrinos e especialmente doentes de todo o mundo que acorrem ao santuário Mariano para encontrarem luz e esperança”. Conta de Twitter em português também foi atualizada.

 12h50: Assunção Cristas, peregrina em Fátima, diz que é “uma grande alegria e uma grande honra para o nosso país comemorarmos os 100 anos de Fátima” com a visita do Papa

12h27: Ministro da Saúde diz que o socorro aos peregrinos está a responder bem.

12h06: O primeiro-ministro, António Costa, vai oferecer um relicário em prata de Santo António ao Papa Francisco

11h32: Grupo de militares e ex-militares pedalaram de Roma até Fátima e trouxeram uma oferenda para o Santuário

10h45: Marcelo Rebelo de Sousa está tranquilo em relação à segurança. “Não tenho medo nenhum”

Fonte: Noticias ao Minuto