Etiquetas

, , , , ,


O comportamento dos outros tem, na verdade, uma forte influência no nosso.

O comportamento dos outros tem, na verdade, uma forte influência no nosso.

Toda a vida ouvimos os nossos pais e avós dizerem que ‘imitar é feio’ e que não é por os outros agirem de tal forma que temos de fazer o mesmo. Têm toda a razão, mas tudo não passa de uma teoria, diz um recente estudo.

Publicado na revista PLOS Computational Biology, o estudo teve por base a análise de 56 pessoas, todas elas desafiadas a tomarem decisões que envolviam riscos, adiamentos ou esforço.

Numa primeira fase do estudo, os participantes tiveram de escolher entre dois cenários; numa segunda fase, tiveram se supor sobre a possível ação de outras pessoas perante os mesmos dois cenários; e, numa terceira fase, tiveram novamente de tomar uma decisão perante os mesmos dois cenários. E o que é que aconteceu? Os participantes tomaram na última fase a decisão que supuseram na segunda, ou seja, agiram como pensavam que os outros iam agir.

Este contágio foi notório em situações de preguiça, impaciência e prudência. Contudo, embora o resultado tenha sido claro, os investigadores não conseguiram ainda provar se o comportamento por imitação ou contágio se deve à pressão ou à vontade de ter um feedback intenso.

Fonte: Noticias ao Minuto