Etiquetas

, ,


Donald Trump

Presidente dos EUA diz que regras climáticas travam exploração de petróleo e gás natural, indústria mineira, e são causadores de desemprego

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, já assinou um dos seus mais polémicos decretos: aquele que inverte por completo a política dos últimos largos anos para o clima.

O diploma, a que a Casa Branca chama da “independência energética”, dá luz verde para revogar uma série de regras aprovadas por Barack Obama para limitar a emissão de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono. São regras que Donald Trump diz que travam a exploração de petróleo e gás natural, a indústria mineira, e que são causadores de desemprego.

Donald Trump e a sua administração põem em causa o vasto consenso científico de que o aquecimento global é provocado pela atividade humana.

O novo decreto presidencial é visto como um significativo golpe no Acordo internacional de Paris sobre as alterações climáticas, assinado em 2015, e vai ser contestado na justiça por grupos ambientalistas.

Fonte: tvi24